Bahia

Três ciganos suspeitos das mortes de PM’s em Vitória da Conquista morreram em confronto com a polícia em Anagé

Publicado por
Compartilhado

Mais três ciganos morreram em confronto com a Polícia Militar em Anagé, na tarde desta quarta-feira (28). Os homens eram suspeitos de envolvimento com a morte dos policiais militares assassinados em José Gonçalves, na zona rural de Vitória da Conquista, no último dia 13.

A delegacia de Anagé recebeu a denúncia de que os suspeitos estavam escondidos próximo ao rio Gavião. Policiais civis e militares foram até o local, onde ocorreu o tiroteio que acabou com três mortos. Eles fazem parte da lista de dez suspeitos de envolvimento com o crime.

Anúncio

Os homens foram identificados por  Bruno da Silva Matos, Marlon da Silva Matos e Solon da Silva Matos. Um quarto suspeito de 32 anos conseguiu fugir. A Polícia informou que socorreu os três ao hospital, no entanto, eles não resistiram. Todos possuíam mandado de prisão em aberto.

No local do confronto os policiais conseguiram recuperar a pistola .40 pertencente ao Ten. Neves, um dos policiais assassinados em José Gonçalves.

Com as três mortes desta quarta-feira, nos últimos 15 dias, ao menos cinco ciganos suspeitos de envolvimento no crime morreram em confronto com a Polícia. Segundo a polícia, o soldado Robson Brito de Matos, 30 anos, e o tenente Luciano Libarino Neves, 34 anos estavam à paisana, realizando um trabalho de inteligência na localidade, quando foram surpreendidos por homens armados e mortos a tiros.

As forças policiais do Estado iniciaram imediatamente a perseguição aos supostos autores, conforme relatos que chegaram à Defensoria Pública do Estado da Bahia. Ao todo, dez homens foram acusados de envolvimento: um pai – que deu entrada em hospital com ferimentos à bala e já teve a prisão preventiva decretada – e nove filhos. Três deles morreram em confrontos com policiais, em Vitória da Conquista e também em Itiruçu.

Na última segunda-feira (26), cinco mulheres e sete crianças de uma família de ciganos de Vitória da Conquista estão sendo acompanhadas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) e a instituição busca a inserção delas em um programa de proteção a testemunhas.

O motivo são as denúncias de perseguição após o duplo homicídio que vitimou dois policiais. A DPE/BA afirma que a recebeu informações que relataram perseguição por parte de policias militares à comunidade, onde vivem outras famílias de etnia cigana. A demanda foi notificada à Defensoria por meio da Ouvidoria Cidadã. 

Institutos e associações de defesa de etnias ciganas emitiram notas manifestando temor pela perseguição de ciganos inocentes. O assunto também repercutiu nas comunidades de ciganos em outros países da América Latina.

Na semana passada, o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto, esteve em Vitória da Conquista se reunindo diretamente com os defensores públicos estaduais José Raimundo e Yana de Araújo, além dos coordenadores do Núcleo de Integração da DPE/BA, Cristina Ulm e Maurício Saporito.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 28 de julho de 2021 19:33

Publicado por
Tag Anagé

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio